
Toca Serra
Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) destinou R$64,9 milhões em transferências fundo a fundo para municípios comandados por prefeitos aliados. O montante foi depositado nos cofres das prefeituras à véspera do período vedado pela Justiça Eleitoral para repasses voluntários entre entes federativos.
Entre os dias 13 de junho e 1 de julho, ao todo, foram realizados 56 repasses do Fundo Estadual de Saúde diretamente à conta bancária das prefeituras. Os custeios variam entre 400 mil reais e 2,5 milhões. Na maioria, as cidades contempladas são administradas por apoiadores da reeleição de Brandão. Os valores seriam referentes ao pagamento de emendas impositivas, fruto de indicação de deputados estaduais aliados.
Pedro do Rosário, administrada pelo ex-deputado Toca Serra (PCdoB), é a campeã do fundo a fundo, beneficiada com 4,8 milhões em recursos extras. Além dela, Parnarama, Açailândia, Timbiras e Santa Inês também foram contempladas com repasses da Secretaria de Saúde do Maranhão acima dos 2,5 milhões.
