Delegacias sucateadas no Maranhão são reflexos do governo Flávio Dino

Um relatório produzido pelo Sindicato dos Policiais Civis, através de visitas institucionais, mostra a realidade do sucateamento da Polícia Civil do Maranhão. As visitas avaliaram as condições de trabalho, contingente insuficiente e instalações físicas das regionais do estado.

Na regional de Presidente Dutra, por exemplo, a diretoria encontrou duas delegacias fechadas durante a visita, a exemplo da cidade de Capinzal do Norte, com população estimada em 10.725 habitantes.

Em Governador Archer, a delegacia estava funcionando, porém, sem nenhum Policial Civil, realidade de muitos municípios, em que não há efetivo suficiente ou efetivo algum para atender a população em suas demandas de Segurança Pública. Situação pior foi encontrada no município de Senador Alexandre Costa, que não tem delegacia, apenas um destacamento da Polícia Militar do Maranhão.

Ao todo, foram visitadas 40 delegacias, sendo 9 somente na regional de Presidente Dutra, que renderam 03 relatórios, que comprovaram a falta de efetivo para atendimento de demandas, delegacias sem viaturas para diligência, celas de contenção insalubres e inapropriadas, viaturas cedidas pelas prefeituras, estruturas que as vezes são construídas pelo município, muitos servidores utilizando aparelhos de particulares para atender demandas das delegacias e em muitas não havia acesso à internet ou materiais básicos, como, por exemplo, papel higiênico e demais produtos para uso de higiene pessoal ou limpeza dos prédios. Com tantos problemas, os Policiais Civis ficam sobrecarregados e exercem funções além de suas atribuições.

Importante ressaltar que a Polícia Civil tem como atribuição assegurar o cumprimento da legislação e investigar crimes cometidos, além de ter a responsabilidade de cumprir mandados judiciais quando expedidos, como apresentação de bens, documentos, objetos e prisão, mas, no entanto, essas atribuições requerem condições para que se cumpram, e cabe ao estado dar estas condições, pois no interior, é comum que uma delegacia regional responda por uma ou mais cidades, o que dificulta atender a demanda devido à falta de efetivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: